Na sua última obra de maior importância, o Lincoln Memorial Garden em Springfield, Illinois, fundado em 1936, todas as plantas empregues no jardim são espontâneas dos três estados onde Lincoln viveu: Kentucky; Indiana e Illinois. A intenção de Jensen era a de evocar a paisagem do Midwest com a qual Lincoln estava familiarizado ( http://wwww.chicagowildernessmag.org/issues/ ). O plano deste jardim é composto por um conjunto de caminhos relacionados entre si, florestas de carvalhos e nogueiras brancas americanas, intercaladas de clareiras de espécies soalheiras de pradaria, bordejadas de pequenas árvores e arbustos de flor. As diferentes áreas são ligadas entre si por uma rede de trilhos por sua vez unidos por oito council rings (25), umas das poucas estruturas construídas admitidas nos trabalhos de Jensen (figura D21). Actualmente as plantações do Lincoln Memorial Garden possuem uma aparência “tão completamente natural na sua atmosfera que se torna difícil recordar que se trata de uma criação artificial” (26) (figura D20).
Jens Jensen morre em 1951, mas a sua mensagem continua viva. Líder do movimento de conservação do Midwest, principal fundador do estilo de pradaria na arquitectura paisagista e importante reformador social de Chicago, Jensen é hoje considerado uma das figuras mais significativas da história da arquitectura paisagista americana. As suas ideias conservam ainda uma grande actualidade, a sua inspiração permanece (27).
(24) Os parques de Humbolt, Garfield e Douglas (integrados no West Park System) constituíram neste período (1906-1920) verdadeiros laboratórios para a evolução do estilo naturalista de Jensen, que aí se dedicou tanto à recuperação de áreas degradadas como a novas, por vezes inovadoras, intervenções.
(25) Os council rings eram um dos poucos motivos arquitectónicos admitidos nos trabalhos de Jensen. Baseados na cultura índia, os council rings eram construídos em pedra formando uma estrutura circular, destinando-se a uma variedade de encontros formais e informais, incluindo actuações em espaço exterior, discussões públicas e leituras (GRESE, 2001). A intenção de Jensen era a de que estes lugares incentivassem modos de vida e de expressão cultural em espaço exterior e, consequentemente, contribuíssem para um sentimento mais profundo de ligação à paisagem natural (GRESE, 2001).
(26) Cf. Penelope, Hobhouse, Plants in Garden History, Pavilion Books Limited, London, 1997, p.299.
(27) Recentemente o Departamento de Assuntos Culturais (Department of Cultural Affairs) da cidade de Chicago e o Chicago Park District constituíram o Jens Jensen Legacy Project, que visa continuar a inspirar as gerações de hoje com o trabalho de Jens Jensen.
Sem comentários:
Enviar um comentário