Figura B42. Neste pequeno pátio-jardim da casa Kirosaki em Setagaya, nos arredores de Tóquio (concebida em 1986), Tadao Ando, um dos mais célebres arquitectos contemporâneos, recorre a apenas duas bétulas em caldeiras cobertas de hera. O emprego de um número mínimo de elementos vegetais é acompanhado do máximo aproveitamento das suas potencialidades plásticas. Sobre as superfícies lisas e frias, as sombras das árvores assumem uma dimensão dramática que anima todo o espaço valorizando a sua estrutura arquitectónica. Por outro lado, as texturas vegetais, contrapondo-se à lisura dos materiais inertes, tornam-se extremamente expressivas. O minimalismo de Ando, profundamente associado à estética japonesa, denota em simultâneo uma grande afinidade com o minimalismo ocidental, o que demonstra, de facto, uma tendência para a convergência das tradições ocidental e oriental (http://www.andotadao.org/home.htm).
"As Plantas no Jardim do Século XX na Tradição Ocidental" é um trabalho de investigação teórico onde, de forma sintética, são apresentados conceitos fundamentais para a Arquitectura Paisagista contemporânea, bem como uma história resumida da evolução do paisagismo ao longo do século XX, tendo como fio condutor as diversas formas e fórmulas aplicadas à utilização de material vegetal no decurso deste período.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Figura B42. Neste pequeno pátio-jardim da casa Kirosaki em Setagaya, nos arredores de Tóquio (concebida em 1986), Tadao Ando, um dos mais célebres arquitectos contemporâneos, recorre a apenas duas bétulas em caldeiras cobertas de hera. O emprego de um número mínimo de elementos vegetais é acompanhado do máximo aproveitamento das suas potencialidades plásticas. Sobre as superfícies lisas e frias, as sombras das árvores assumem uma dimensão dramática que anima todo o espaço valorizando a sua estrutura arquitectónica. Por outro lado, as texturas vegetais, contrapondo-se à lisura dos materiais inertes, tornam-se extremamente expressivas. O minimalismo de Ando, profundamente associado à estética japonesa, denota em simultâneo uma grande afinidade com o minimalismo ocidental, o que demonstra, de facto, uma tendência para a convergência das tradições ocidental e oriental (http://www.andotadao.org/home.htm).
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