sábado, 10 de abril de 2010

A sua concepção estética do jardim provém da pintura abstracta. Através dela “as plantas transformam-se em puro valor plástico, pela cor, a textura, a forma e o volume” (35). Mas não é apenas nesta dimensão que Burle Marx entende a vegetação. Frequentemente ele vê nas plantas esculturas, volumes lançados no espaço (BURLE MARX in DANTEC, 1996) e, mesmo, todo o aproveitamento que faz das qualidades da vegetação transcende uma concepção de jardim estritamente associada à pintura. Ele próprio considera que “o jardim envolve dimensões de espaço e tempo que têm de ser tratadas literalmente e não como ilusões em papel canvas” (36).

Aliás, se a notoriedade de Burle Marx se deve em grande parte à mestria no recurso às qualidades plásticas da vegetação como forma de expressão artística, na origem da sua fama internacional encontram-se as preocupações ecológicas manifestas na sua escolha da vegetação (figuras B33). Empenhado na defesa e conservação da selva amazónica, ele é responsável pela introdução nos seus jardins de numerosas espécies espontâneas recolhidas por todo o Brasil (37). Para Burle Marx a função do jardim não é meramente estética. Ele desempenha um papel fundamental “na preservação de numerosas espécies, de outra forma condenadas a uma morte certa, uma vez que a sociedade do nosso tempo com o seu espírito desmedido em especulações e lucro, faz diminuir de dia para dia as formações naturais” (38)(figura B34).

(35) Cf. Burle Marx in Dantec, Jean-Pierre le. Jardins et Paysages, Larousse, Paris, 1991, p.399.
(36) Cf. Burle Marx in Adams, William Howard. Roberto Burle Marx: The Unnatural Art of the Garden. Distributed by Harry N. Abrams, Inc., New York, 1991, p.10.
(37) A paixão pelas plantas de Burle Marx é manifesta no seu próprio jardim, Santo António da Bica, palco de uma das mais vastas e extraordinárias colecções de plantas exóticas do mundo, hoje convertido numa fundação entregue aos cuidados do governo. No jardim de Santo António da Bica encontram-se muitas plantas raras e desconhecidas encontradas pelo próprio Burle Marx no decurso das suas expedições científicas à selva amazónica na companhia do seu mentor Henrique Lahmeyer de Mello Barreto (ADAMS, 1991)
(38) Cf. Burle Marx in Dantec, Jean-Pierre le, Jardins et Paysages, Larousse, Paris, 1991, p.400.

Sem comentários:

Enviar um comentário